SERUR ZERA ESTOQUE DE PROCESSOS
A Secretaria de Recursos - SERUR do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE/MT, criada em dezembro de 2020, conseguiu um feito inédito antes mesmo de completar seu terceiro mês de atividades, que se dará no dia 10 de junho.
Conforme o 2º relatório de produtividade apresentado pela liderança do setor, finalizando maio, foram instruídos ou distribuídos 100% dos recursos recebidos desde 10 de fevereiro deste ano, num total de 65 processos.
O auditor José Fernandes Correia de Góes, supervisor de recursos, comemorou o feito, salientando que os números demonstram de forma inequívoca o sucesso da formação dessa nova equipe de trabalho e o acerto da gestão do Conselheiro Presidente Guilherme Maluf, em retornar esse projeto que foi imaginado inicialmente em 2018 por ocasião da reestruturação técnica do órgão.
Salientou ainda que, com o estoque zerado, um dos objetivos agora, é treinar a equipe técnica para a melhoria crescente das análises recursais, não só quantitativamente, o que já é uma realidade, mas qualitativamente, vez que a pandemia impediu de fazer esse trabalho no início desse ano; treinamento esse, muito desejado por todos os servidores do setor e que faz parte da visão de excelência do TCE/MT.
Ressaltou ainda que, pretende desenvolver estudos sobre as falhas processuais mais comuns e as causas que motivam o cabimento e provimento de recursos, uma das funções da SERUR segundo a normativa que a criou, a Resolução Normativa nº 20/2020, art. 14, inciso III.
Por fim, salienta que buscará ainda, com o apoio da Escola de Contas, supervisionada pelo Conselheiro José Carlos Novelli, a capacitação dos servidores, através de cursos externos e visitas técnicas a outros Tribunais de Contas, cujo objetivo também é fortalecer e consolidar a importância desse setor para o controle externo.
O auditor Manoel da Conceição da Silva, secretário de recursos, também comemorou os números, agradeceu o apoio do Conselheiro Guilherme Maluf, da Secretaria Geral da Presidência do TCE/MT (SEGEPRES) e da Secretaria de Administração, sem deixar de registar a sua satisfação com os colaboradores da SERUR, pela seriedade e eficiência com que desenvolveram seu trabalho, com zelo e lealdade, superando a meta e expectativas a ponto de zerar o estoque.
Assinalou também que, após as adequações sugeridas pela Consultoria Jurídica do TCE/MT, finalizará o Manual de Recursos, encaminhará para a aprovação e após isso, buscará disponibilizar o material para o público externo através da Escola de Contas e da Publicontas.
O auditor Vitor Pinho, Diretor da Audipe, acredita que a demora excessiva para se proferir uma decisão, viola a garantia constitucional da duração razoável do processo. Diante disto, parabeniza os integrantes da SERUR pelo engajamento e celeridade na produção de relatórios ao TCE MT, momento em que realça, de público, seu respeito.
Por fim, o auditor Carlos Pereira atribui este feito pelo estilo de liderança e clima organizacional do setor.
Uma frase muito utilizada define isto: "a palavra convence, mas o EXEMPLO arrasta".
Logo, a melhor motivação é o exemplo, que por sua vez influencia/contagia os outros com efeito em cadeia.
A liderança do setor se juntou aos servidores e também produziu relatórios de recursos, não agindo como “chefes”, sem deixar de se colocarem à disposição de todos para auxiliá-los e foram produzindo todos juntos. Quando a maioria acreditou e se juntou à equipe, o estoque foi zerado.
O Tribunal de Contas, verdadeiro titular dos cargos de líderes, é quem ganha com isso.