Notícias & Artigos

Sexta, 05 Mai 2017 19:09

Entidades pedem agilidade na normatização para escolha de conselheiro do TCE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai marcar, nos próximos dias, a data da audiência pública para debater o atual modelo de escolha de conselheiros para o Tribunal de Contas.

Esse foi um compromisso assumido com as entidades representantes dos servidores do TCE-MT, durante o lançamento da Campanha Conselheiro Cidadão, no último dia 19 de abril.

O deputado estadual Allan Kardec, autor da solicitação, explicou que está trabalhando firme para não deixar a oportunidade passar. “Vamos fazer essa audiência e ouvir o cidadão, que é o verdadeiro dono da vaga. Em seguida, vamos propor a normatização para que o próximo conselheiro do TCE seja escolhido dentro de um processo claro e transparente.”

A iniciativa visa ouvir a sociedade para a criação de um projeto de lei que deve normatizar o processo de indicação de candidatos para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. “O compromisso que assumi no dia 19 de abril com as entidades e com a sociedade vai gerar frutos. Os órgãos de fiscalização devem receber todo nosso zelo e atenção. A campanha Conselheiro Cidadão é uma forma de contribuir para a melhoria de Mato Grosso”, explicou o deputado.

De acordo com vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas (ANTC), Vander da Silveira Melo, agilizar essa normatização é imprescindível. “Esperar é perigoso, existem muitos interesses em movimento. Infelizmente, nem todos tem a cidadania como base. Precisamos dessa normatização já, caso contrário a transparência na escolha do novo membro do Tribunal de Contas pode ser comprometida.”

A Campanha Conselheiro Cidadão é promovida por um grupo de quatro entidades representantes de servidores do TCE-MT, composto por associações de auditores (Audipe), técnicos (Asteconpe), aposentadores/pensionistas (AAPTCE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT (Sinttcontas). “Esse movimento está crescendo a cada dia. Vamos avançar para que o TCE não seja prejudicado com indicações que estejam na contramão do controle externo”, disse Domingos Silva Lima, presidente da Associação dos Técnicos de Controle Público Externo (Asteconpe).

A campanha, realizada em outros estados brasileiros, busca promover mais transparência para a escolha de conselheiros do Tribunal de Contas a partir da exigência dos requisitos constitucionais. “Nosso evento foi somente o começo desse movimento que a cada dia ganha mais apoio da sociedade. Esperamos que os compromissos assumidos nesse evento gerem resultados”, explicou Simony Jin, presidente da Associação dos Auditores de Controle Público Externo (Audipe).

O debate, realizado no dia 19 de abril, no auditório central da Escola Superior de Contas contou com a presença do deputado estadual Allan Kardec, do presidente do Tribunal de Contas Antônio Joaquim, do vice-presidente da ANTC Vander da Silveira Melo e de outros convidados. Na oportunidade, o deputado estadual se comprometeu a ouvir a sociedade em uma audiência pública e propor um projeto de lei para regulamentar a indicação a partir dos princípios constitucionais.

Desbloqueio da Vaga

A Assembleia protocolou, em 27 de março, uma notificação no Supremo Tribunal Federal (STF) com objetivo de destravar a vaga deixada pelo conselheiro Humberto Bosaipo, após proposta da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).

A Proposta de Emeda Constitucional trata do artigo 61 da Constituição Estadual, que exigia 10 anos no exercício da função para que conselheiros substitutos do TCE e membros do Ministério Público de Contas (MPC) pudessem ser nomeados conselheiros.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato