Para a presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT, Audipe, Simony Jin, uma das homenageadas, o trabalho prestado pela categoria vem contribuindo para a conquista do respeito de toda a sociedade. “Sinto-me feliz por esta homenagem que não é apenas aos que receberam as moções, mas se estende a todos os auditores, que com dedicação e trabalho árduo, engrandecem nossa classe. Queremos estender nossa competência em benefício de toda a sociedade,” comemorou Jin.
A presidente lembrou que apesar dos avanços em trazer à discussão temas relevantes de interesse social como o conselheiro cidadão e o teto dos gastos públicos, “os desafios na fiscalização dos gastos públicos ainda são muitos e requerem toda a atenção”.
O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de MT, Luiz Henrique Lima, considerou a iniciativa uma forma de tornar mais conhecido o controle externo. “Aos poucos a incompreensão vem diminuindo e a sociedade vem compreendendo a dimensão do nosso papel e o compromisso com a sociedade mato-grossense”, reforçou o conselheiro.
Outro homenageado, o ex presidente da Audipe, Vander da Silveira Melo destacou o papel dos auditores para tratar em assuntos de interesse maior, não apenas da categoria. “O Legislativo é o dono do controle externo e o braço técnico somos nós, auditores públicos externos, que temos de atuar visando os interesses de toda a sociedade”.
Também participou da sessão solene o conselheiro substituto do TCE-MT, Isaías Lopes da Cunha.