Um dos grandes destaques da Revista Audipe 20 anos é uma série de homenagens a 3 pessoas marcantes na história da entidade. Como forma de gratidão, a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso lhes externou publicamente Moções de Aplausos.
O Conselheiro Guilherme Antônio Maluf é uma dessas personalidades. Na oportunidade, a Audipe reconhece e agradece pelas suas excepcionais realizações como presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) no biênio 2020/2021.
Entre as principais ações de Maluf, destacam-se a aproximação com os gestores estaduais e municipais, a harmonização trazida para dentro do Tribunal de Contas e a integração com os Poderes.
Sendo que, conforme a Audipe ainda, “a harmonia interna e externa foi o maior legado da presidência do conselheiro Maluf neste Tribunal. Ressalta-se também a pacificação do TCE e resgate de sua legitimidade plena”.
Outra pessoa homenageada é o Conselheiro José Carlos Novelli. As suas excepcionais realizações no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), tendo assumido o terceiro mandato como presidente do TCE/MT.
Entre as suas principais realizações, destacam-se a gestão compartilhada com os demais conselheiros. Tendo a união, harmonia e planejamento como princípios norteadores das ações à frente da Corte de Contas e capacitação e orientação como palavras de ordem, as propostas implementadas têm como foco principal a consolidação do Tribunal de Contas como fomentador de políticas públicas, para além do seu papel institucional de julgador. Por fim, conquistou o resgate institucional do órgão, tornando-o novamente forte e respeitado, sendo esse o maior legado da presidência do conselheiro Novelli neste Tribunal.
Já o terceiro homenageado pela Audipe, trata-se do Auditor José Fernandes Corrêia de Góes. Entre as principais realizações, destaca-se em 2011, quando este se juntou a comissão e lutou contra a aprovação da PLC nº 37/2011, que ampliou o número de vagas de auditores substitutos, mantendo este posicionamento de forma irretratável durante anos, suportando as pressões internas, externas, perseguições e difamações.
A sua luta contra a ampliação do número de vagas de auditores substitutos, suportando as pressões internas, externas, perseguições e difamações, com o advento da LC nº 744/22, após 10 anos, restou demonstrando nitidamente que o seu posicionamento estava correto, sendo este o maior legado de José Fernandes neste Tribunal.
“Por todos esses feitos realizados por essas três pessoas, consideradas de extrema importância para a Audipe, externamos nossos profundos agradecimentos por todo empenho, dedicação e atuação em prol dos auditores do TCE/MT. Somos muito gratos pelas conquistas e por todo trabalho realizado até aqui”, agradeceu o presidente da Audipe, Carlos Pereira.