Assessoria de Imprensa
Audipe
Estamos caminhando para a reta final do mês de março, contudo é importante lembrar de duas importantes campanhas que marcam esse mês. Uma delas é a do “Março Lilás – Prevenção e combate ao câncer do colo uterino” e que chama atenção à saúde da mulher. Ela tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Diante da importância da conscientização desse tipo de câncer, que pode ser evitado se descoberto na fase inicial, a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (AUDIPE), reforça e contribui na divulgação da ação.
A associação lembra ainda, que conforme orientações médicas, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
MARÇO AZUL MARINHO – Prevenção contra o câncer colorretal
Já outra campanha de extrema relevância neste mês de março é a de prevenção contra o câncer colorretal, que tem sido muito frequente e atingido um número significativo de pessoas no País, com isso, a Audipe também contribui na divulgação da campanha Março Azul Marinho, visando à conscientização social.
O câncer de intestino, ou colorretal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 40 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, muitos deles relacionados a fatores evitáveis como má alimentação, tabagismo e inatividade física.
“São duas campanhas que nos trazem um alerta sobre a nossa saúde e que pode salvar pessoas, então, diante da sua relevância social, nós abraçamos e apoiamos essas duas campanhas em prol da vida”, afirmou o presidente da Audipe, Carlos Alexandre Pereira.