A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso foi criada em 2010. Trata-se de um grupo composto por 17 instituições e tem o objetivo de desenvolver ações relacionadas à fiscalização da utilização dos recursos públicos, ao compartilhamento de informações, ao intercâmbio de experiências e à capacitação de agentes públicos e estudantes.
Junto com a UFMT, Associação Mato-grossense do Ministério Público, a Associação dos Auditores foi convidada para fazer parte da rede como colaboradora. De acordo com a presidente da Audipe-MT Simony Jin, o trabalho de combate à corrupção faz parte do DNA dos auditores públicos externos. “Estamos diariamente engajados na missão de promover o bom uso do dinheiro púbico. Por meio do nosso trabalho, além de identificar irregularidades, atuamos em caráter pedagógico, ou seja, mostrando aos gestores públicos como evitá-los.”
Atualmente a coordenação executiva da rede está à cargo do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas da União. A cada mês, a reunião é realizada em uma das instituições membros da rede. Os membros da rede são divididos em 5 grupos de trabalho: GT Transparência, GT Controle Interno, GT Inteligência, GT Controle Social e GT Comunicação e Eventos.
Com a presença da Audipe-MT como colaborador, os auditores públicos externos terão a oportunidade de contribuir com o grupo que atua no combate à corrupção e incentivo e fortalecimento do controle social. “Estamos felizes com o convite e sabemos a responsabilidade que essa presença representa. Nossa categoria profissional é obstinada, temos certeza de que trará grandes benefícios para a Rede de Controle”, explicou o auditor André Ramos, secretário da Audipe-MT.
Conheça o trabalho da Audipe em nosso site