A importância do aprimoramento das técnicas de auditoria de controle externo reside na garantia da transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Nesse sentido, o Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE-MT promoveu uma capacitação, de 2 a 5 de abril, com o objetivo de aprimorar essas habilidades para todos os servidores que atuam nas secretarias de controle externo. O curso foi realizado das 8h às 12h, na Escola Superior de Contas.
No primeiro dia de capacitação, os servidores receberam uma aula magna, com o tema “Avaliação de Políticas Públicas: uma nova fronteira para o Controle Externo e valor público para a sociedade”, ministrada pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais Sebastião Helvécio Ramos de Castro.
Nos demais dias, o curso foi ministrado pela especialista em Sistema Judiciário pela Universidade de Harvard, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Europeus, Renata Ramos de Castro. Ela é também advogada, consultora jurídica e parecerista, com vasta experiência em Direito Público, suprimentos, ordenação territorial e planejamento público.
De acordo com a Presidente da Audipe, Simony Jin, o curso vai elevar as habilidades de todos os servidores envolvidos nas secretarias de controle externo e proporcionar ainda mais ferramentas necessárias para enfrentar os desafios complexos da auditoria. “A iniciativa do TCE-MT em capacitar seus servidores é um passo essencial para garantir a eficácia contínua do controle externo e, consequentemente, a proteção dos interesses públicos”, disse.
Temas como, a digressão histórica dos Tribunais de Contas, a sistematização, as organizações e as bases constitucionais e epistemológicas do Controle Externo, as normas brasileiras de auditoria do setor público, e o grau de maturidade das entidades fiscalizadoras, foram abordados ao longo da capacitação.