Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Cenarium Rural, em Cuiabá, foi palco do Encontro Mato-grossense de Municípios, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT). O evento reuniu prefeitos e autoridades de todo o estado para discutir estratégias de gestão e aprimoramento da administração pública. Entre os destaques, os Auditores de Controle Externo do TCE/MT, representando a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (AUDIPE), lideraram painéis e palestras fundamentais para a capacitação dos gestores municipais.
A auditora Maria Felicia Santos da Silva conduziu a palestra Planejamento e Ciclo Orçamentário, abordando a importância do planejamento financeiro como pilar para uma administração eficiente e responsável. Em seguida, Edicarlos Silva apresentou Noções Gerais de Administração Orçamentária, esclarecendo aspectos cruciais da gestão fiscal e orçamentária nos municípios.
Já Karisia Cardoso Pastor Andrade participou do painel TCE e MPS - Desafios e Soluções para a Transparência e Eficiência Pública na Gestão dos RPPS, trazendo reflexões sobre a transparência na administração dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e os desafios enfrentados pelos municípios na garantia da sustentabilidade previdenciária.
O auditor Jefferson Filgueira Bernardino apresentou sobre concessão e Parcerias Público-Privadas (PPP) como mecanismos eficientes para a gestão sustentável e modernização da infraestrutura municipal.
A presidente da AUDIPE, Simony Jin, falou com a plateia sobre as Concessões Públicas e o Impacto na Sociedade, discutindo a relevância das concessões públicas para atingir as metas dispostas no Marco do Saneamento ressaltando a modernização dos serviços municipais e a necessidade de garantir transparência e eficiência nesses contratos para maximizar os benefícios para a população.
Para finalizar, tivemos um painel todo voltado para os sistemas do TCE/MT, destacando ferramentas essenciais para o controle e fiscalização da administração pública. Entre eles, o Geobras, que permite o monitoramento de obras públicas em tempo real, garantindo maior transparência e controle sobre a execução e os investimentos. Outro destaque foi o Radar, moderna plataforma desenvolvida para promover a transparência e facilitar o acesso a informações sobre a gestão pública no estado.
Simony também destacou o papel essencial dos Auditores de Controle Externo na construção de uma administração pública eficiente e transparente. “Nosso trabalho visa assegurar que os municípios tenham uma gestão responsável e orientada para o desenvolvimento sustentável. A participação dos Auditores de Controle Externo em eventos como esse reforça a importância da fiscalização qualificada e do apoio técnico aos gestores públicos para que as políticas públicas sejam implementadas de maneira eficaz”, afirmou Simony.
Com essa iniciativa, os Auditores de Controle Externo reafirmam seu compromisso com a melhoria da governança pública e o fortalecimento da gestão municipal no estado de Mato Grosso.