Notícias & Artigos

Sábado, 17 Mai 2025 10:53

Tribunais de Contas são recomendados a fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres

Em uma iniciativa inédita, doze entidades ligadas ao controle externo brasileiro — incluindo ATRICON, IRB, CNPTC, ABRACOM, AUDICON, AMPCON, CNPGC e ANTC — emitiram em conjunto a Nota Recomendatória nº 01/2025, com orientações estratégicas para que os Tribunais de Contas do Brasil atuem de forma mais efetiva na promoção de políticas públicas voltadas às mulheres.

A nota destaca o papel essencial dos Tribunais de Contas na efetivação dos direitos constitucionais, sobretudo no que diz respeito à igualdade de gênero, à autonomia feminina e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Entre as 12 recomendações propostas, estão:
• Produção e uso de dados desagregados por gênero para subsidiar políticas públicas mais eficientes;
• Verificação da execução orçamentária e da previsão de recursos nos instrumentos como PPA, LDO e LOA;
• Inclusão do tema de prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares, conforme a Lei Federal nº 14.164/2021;
• Promoção da paridade de gênero em cargos estratégicos de liderança;
• Criação de canais permanentes de ouvidoria para escuta ativa de demandas relacionadas à equidade de gênero.

Além disso, recomenda-se que os tribunais fomentem parcerias com instituições nacionais e internacionais, compartilhem boas práticas e promovam formações voltadas à participação feminina na vida pública e política.

Como afiliada da ANTC, a AUDIPE reconhece a importância da iniciativa e reforça seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas sensíveis ao gênero.

“A promoção da equidade e o combate à desigualdade de gênero devem ser também compromissos do controle externo. Os Tribunais de Contas são agentes estratégicos na transformação dessa realidade”, afirma a presidente da AUDIPE, Simony Jin.

A recomendação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e reafirma que a igualdade de gênero é uma pauta urgente, coletiva e institucional.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato