De acordo com o presidente da AUDIPE-MT Evandro Aparecido dos Santos, a data foi escolhida em alusão ao ano de 1983 quando o Ministro da Fazenda Serzedello Corrêa deu exemplo de espírito público ao se insurgir contra a ordem do Presidente da República. “Na oportunidade, o então Presidente Floriano Peixoto determinou a retirada, por decreto, de competências do Tribunal de Contas da União, após a Corte de Contas considerar ilegal a nomeação de um parente do ex-Presidente Deodoro da Fonseca.”
Evandro explica que o objetivo de instituir um dia para celebração nacional foi despertar e renovar nos Auditores de Controle Externo do Brasil o espírito público e a coragem que marcaram a postura exemplar de Serzedello Corrêa em defesa da moralidade da administração pública e da autonomia dos Tribunais de Contas.
Os Auditores aguardam ansiosos pela aprovação desta proposta para apresentarem no dia 27 de abril desse ano, considerando que a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas MT – AUDIPE está comemorando seus 15 anos de fundação. “Essa iniciativa contribui para a promoção do reconhecimento da classe pela relevância de sua atuação para a consolidação do Estado Democrático de Direito, defesa da Constituição da República e promoção da cidadania, compromissos inabaláveis dos Auditores”, ressaltou o presidente da Audipe/MT.
A iniciativa do deputado estadual Allan Kardec tem o apoio da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso – Audipe e da Associação dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC.