Notícias & Artigos

Sexta, 26 Abril 2019 12:03

Nota Pública da ANTC – Dia Nacional do Auditor de Controle Externo

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES DE CONTROLE EXTERNO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL (ANTC), entidade de classe de âmbito nacional de representação homogênea, congratula os Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil pela passagem alusiva às comemorações ao Dia do Auditor de Controle Externo, 27 de abril.

A data escolhida remete ao ano 1893, momento memorável em que Serzedello Corrêa, então Ministro da Fazenda do governo do Presidente Floriano Peixoto, deu exemplo de espírito público na defesa de direitos humanos na gestão pública por meio de sua coragem de enfrentamento à tentativa de detentor de poderes da República contra a atuação do Tribunal de Contas em prol da moralidade da administração.

Diferentemente das comemorações dos dias do Servidor Público (28/10) e dos Tribunais de Contas do Brasil (07/11 – data de criação do TCU ; e 17/01 – data da instalação do TCU), cujas manifestações visam congregar a todos que integram o quadro próprio de pessoal, o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo do Brasil tem por objetivo específico despertar e renovar nos integrantes da referida classe o espírito público que marcou a postura exemplar de Serzedello Corrêa em defesa da moralidade da administração pública e da independência e autonomia do órgão constitucional de controle externo.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.