O objetivo do trabalho foi retratar a atual realidade do quantitativo de leitos implantados e em implementação de UTI e de enfermaria, assim como respiradores, EPIs e profissionais necessários para o pleno atendimento dos pacientes diagnosticados com a doença respiratória aguda grave (COVID-19), nas Unidades de Saúde do SUS disponíveis em Cuiabá e Várzea Grande.
Após inspeção in loco em 8 unidades de saúde de referência dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o Grupo de Trabalho do TCE/MT identificou a existência de 32 Leitos de UTI completos com respiradores, além de 132 leitos de enfermaria disponíveis no dia 1º/4/2020 para atender aos usuários do SUS acometidos pela COVID-19.
O trabalho identificou a necessidade de manutenção de 87 respiradores, além de uma quantidade insuficiente de insumos para respiradores ativos, como filtros e circuitos fechados para aspiração em algumas unidades.
Para garantir a manutenção destes 87 respiradores, o TCE repassou R$ 500 mil ao Senai para recuperação de respiradores mecânicos sem condições de uso, para saber mais clique aqui
O trabalho destacou, também, que o Estado de Mato Grosso e o Município de Cuiabá iniciaram obras para instalação de novos leitos de enfermaria e de UTI para atender exclusivamente os pacientes diagnosticados com o COVID-19, com expectativa de ampliação de 132 leitos de UTI e 287 leitos de enfermaria. Se tudo ocorrer da forma prevista, no dia 16 de abril, a maioria dos leitos já estará em pleno funcionamento.
Desta forma, acredita-se que o levantamento informa à sociedade quanto ao retrato do trabalho preparatório do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, quanto aos leitos de UTI e de enfermaria na atual circunstância e na projeção futura para o enfrentamento da COVID-19, contribuindo para as decisões nas ações governamentais.
Em breve teremos análise de outros municípios do Estado de Mato Grosso.